domingo, 13 de julho de 2008

A construção de um futuro vencedor

A construção de um futuro vencedor
A avalanche desce a arquibancada na explosão da Geral. O torcedor gremista infla o peito e grita. Na cidade e no campo, na luxuosa cobertura ou no mais simples casebre, na frente da tevê ou com ouvido no radinho, o gremista vibra. Nada alegra mais os milhões de integrantes da maior torcida do Sul do Brasil que o gol, a vitória e os títulos.
O Grêmio já nasceu como um clube de futebol e seus mais de cem anos de vida foram construídos na grandeza forjada por suas glórias em gramados tão próximos como da velha Baixada ou distantes como o Estádio Nacional de Tóquio. A busca incessante pela vitória e a consagração no futebol sempre foram os objetivos máximos de gerações de gremistas e deles os futuros administradores do tricolor não podem se distanciar. O futebol é a prioridade máxima.

As conquistas começam por sonhos e aspirações, mas é o trabalho e a competência em executá-lo que garantem os resultados. A nossa centenária história e os exemplos de outros grandes clubes mundiais revelam que planejamento, estabilidade política, equilíbrio financeiro e processos austeros e modernos de gestão são a base de administrações que garantem êxitos em campo. Os resultados muitas vezes não são imediatos, mas os esforços ao longo do tempo constroem uma base sólida para a realização da aspiração máxima do torcedor.

O Grêmio é um clube diferenciado no cenário nacional porque, ainda em 2004, optou por um modelo de gestão moderna que consagra um pensamento estratégico. Ele já apresenta resultados palpáveis com a valorização das categorias de base, mudança do perfil da dívida mediante seu alongamento e reestruturação, a adoção de técnicas digitais de comunicação social e a modernização do patrimônio.

A construção de uma Arena, garantindo que nosso patrimônio deixe de ser deficitário e passe a gerar receitas para o clube, é uma exigência dos novos tempos e proporcional ao caminho de grandeza iniciado em 1981 na gestão de Hélio Dourado e depois mantido nas vitoriosas administações de Fábio Koff, Iranny Santana, Paulo Odone e Luiz Carlos Silveira Martins.

Nosso clube possui um Plano Estratégico, cuja missão elenca o futebol como a maior prioridade, que foi construído mediante os valiosos esforços de uma centena de gremistas das mais diversas correntes políticas e que acabou consagrado pelo Conselho Deliberativo.

O Movimento Grêmio Sempre, que teve participação decisiva ao desencadear este processo de modernização da gestão do clube, entende que muito mais deve ser feito de forma a atualizar as ações do passado à realidade atual que ainda oferece muitos obstáculos e desafios. A plena implementação dos modernos processos de gestão e governança encurtará em muito o caminho entre o que hoje é aspiração e no futuro se materializará em conquistas.

Mais já poderia e deveria ter sido feito para estreitar este caminho, mas a união dos gremistas, torcedores do sucesso do Grêmio e não de correntes quaisquer, preocupados com o futuro do clube e não em propalar falsas paternidades de idéias, acabará por acelerar a caminhada em direção aos grandes títulos que consagrarão a prioridade máxima que é o futebol.

Esta caminhada que nos levará ao reencontro com as glórias maiores do mundo do futebol, entretanto, não será feita apenas por aqueles homens que dirigem o Grêmio. O torcedor e, sobretudo, o associado precisarão estar juntos em cada passo ou ação. O Grêmio hoje está mais aberto ao seu associado, que não apenas pode definir o futuro do seu clube do coração pelo voto, mas pode se engajar em iniciativas dos mais diversos movimentos, todos eles com grandes gremistas e idéias em prol do sucesso do tricolor.
O Grêmio Sempre, convicto de que o torcedor é nosso grande patrimônio e força maior da instituição, trabalhou para que os associados pudessem fazer parte deste novo momento da vida tricolor. Foi na histórica gestão de Mauro Knijnik e Adalberto Preis frente ao Conselho Deliberativo que foram instituídas as normas e regramentos que abriram a vida política do Grêmio ao seu associado.

O Grêmio Sempre fez parte da Comissão Especial que redigiu o novo Estatuto, documento que viabilizou a modernização do clube e permite hoje a integração do sócio ao processo político. Teve ainda importante participação nas comissões especializadas do Conselho e na redação de outras normas que visam a modernizar o Grêmio e assegurar ética, transparência e idoneidade nos seus relacionamentos internos e externos. Hoje, integramos a Comissão Especial da Arena com o conselheiro Iranny Santana Júnior, convictos de que se trata de projeto indispensável para o futuro gremista.

No amanhã, o Grêmio Sempre conta com sua participação para a construção deste caminho rumo às almejadas conquistas e glórias que, muito antes de efêmeras, deverão ser sempre parte do cotidiano do nosso torcedor. A vitória é a rotina de sempre deste Grêmio que sempre nos dará enormes alegrias no futuro, especialmente com esta nova geração de jovens gremistas, assim como as gerações passadas de gremistas nos proporcionaram ser o que hoje somos.

Um Grêmio imortal e de todos os dias. O nosso Grêmio de sempre.
Alexandre Aguiar
Grêmio Sempre
PENSE GRÊMIO, SEMPRE !!!

Nenhum comentário: